Vereador Odécio Carneiro devolve 100% da verba destinada ao seu gabinete parlamentar

Vereador Odécio Carneiro (Solidariedade - CE)
Vereador Odécio Carneiro (Solidariedade - CE)

Odécio Carneiro (Solidariedade) é o único parlamentar do Ceará que devolve 100% da verba destinada ao desempenho parlamentar (SDP) e metade da verba de pessoal parlamentar.

Neste primeiro ano de sua gestão, o parlamentar já economizou para os cofres da Câmara Municipal de Fortaleza precisamente R$ 548.020, com o chamado Sistema de Desempenho Parlamentar e com verba de pessoal. O SDP – antigo VDP – é destinado ao custeio geral das atividades parlamentares.

“Usar esta verba é um privilégio que não quero ter. Pode até ser legal, mas é imoral. É uma questão de ética, de moral. Não estou gastando dinheiro com aquilo que não concordo”, justifica Odécio.

Assim, o parlamentar usa dinheiro do seu próprio bolso para o seu desempenho na CMFort com alimentação, combustível, telefone, publicidade, passagens aéreas, aluguel de veículos, entre outros. A economia também é feita com a verba de pessoal. Ele usa apenas 50% do que tem direito, mantendo oito assessores (o mínimo), embora possa contratar 22, com teto máximo de R$ 33.500, mensais.

“Mesmo não usando esta verba, me considero um vereador atuante, com vários projetos apresentados, tanto na área de combate à corrupção como na área social”, finalizou.

O currículo de Odécio Carneiro é respeitável: policial federal, bacharel em direito e pós graduado em gestão de segurança pública e defesa pessoal. Na CMFort é membro da comissão de Segurança Pública e da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte.

Com informações da Revista Ceará