Genecias Noronha vota a favor da convocação do Ministro da Educação para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados

Ministro Cid Gomes deverá prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados
Ministro Cid Gomes deverá prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados

Na noite desta quarta-feira (04/03), na Câmara dos Deputados em Brasília, o Deputado Federal Genecias Noronha (Solidariedade CE) votou a favor da convocação do Ministro da Educação Cid Gomes para explicar declaração de que a Casa possui de 300 a 400 membros que achacam.

A declaração foi feita a uma plateia de estudantes da Universidade Federal do Pará na última sexta-feira (27). A pretexto de defender a gestão de Dilma Rousseff, o ministro atacou o Legislativo. O verbo ‘”achacar” significa extorquir dinheiro e é usado para fazer referência a casos de chantagem. O termo também pode ser usado no sentido de causar aborrecimento ou desagrado e fazer denúncia ou queixa.

“Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que, quanto pior, melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil, porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas”, declarou Cid.

“O pronunciamento do Ministro foi infeliz e difamador, não é admissível que o representante máximo de um dos ministérios mais importantes do governo saia por ai falando tamanhas besteiras.” Afirma Genecias.

Ainda não foi definida a data que o ministro terá que comparecer ao plenário da Câmara. Segundo a Secretaria Geral da Mesa, a última vez em que um ministro foi convocado ao Plenário foi em 1991, quando o então ministro da Agricultura, Antonio Cabrera, falou sobre o Plano Collor 2 e o impacto no setor rural.